13 de nov. de 2014

Dia Mundial da Usabilidade 2014

133 eventos estão sendo realizados hoje para celebarar o Dia Mundial da Usabilidade 2014 em 40 países pelo mundo inteiro. A UXPA Curitiba, com muita satisfação, foi responsável por um destes eventos, trazendo à tona o tema da Usabilidade & a Cidade.

Profissionais da área de UX costumam analisar e investigar sistemas como produtos do cotidiano, softwares e interfaces de uso como um todo. Porém, e se olhássemos a cidade como um sistema, analisando-a sob a ótica da Usabilidade? Essa foi a proposta desta reunião de profissionais, neste dia tão importante.

O evento foi composto por uma mesa redonda de quatro profissionais — Lourival Lippmann, Cristiana Miranda, Silvia Amélia Bim e Amanda Maia — unindo as áreas de pesquisa acadêmica, desenvolvimentos no mercado e ensino. A mesa redonda foi mediada pela pesquisadora Virgínia Borges Kistmann. Foram abordados temas como: acessibilidade e usabilidade em sistemas de transporte público, implementação de tecnologias para smart cities com o auxílio de usuários, aplicativos que ajudam no uso da cidade e como que é criada esta nova "cidade virtual", bem como o impacto do uso destes aplicativos no cotidiano. A conversa também foi aberta ao público presente, 65 pessoas, que buscou discutir com os profissionais convidados alguns pontos como: obstáculos e estratégias para lidar com organizações públicas, a aplicação de pesquisas com usuários e como engajá-los para participarem da coleta de dados, desenvolvimento e aplicação, entre outros.

Foi uma manhã de muitos questionamentos, buscando entender como que nós, como profissionais de UX, podemos nos engajar na criação e melhoria de sistemas para a cidade. Chegamos à conclusão que, apesar dos obstáculos encontrados nos desenvolvimentos das pesquisas abordadas, elas sempre se mostram muito mais ricas do que os pesquisadores imaginavam durante o planejamento. Outro consenso verificado é do quanto se mostra importante ouvir, observar e sempre buscar compreender os usuários, independente da temática da pesquisa. E, como colocado pela professora Sílvia Bim, que a Usabilidade e UX é uma "área do bem", que sempre busca tornar o entorno dos usuários cada vez mais fácil.

Sendo assim, nós, da UXPA Curitiba, agradecemos a todos que participaram desta celebração conosco, e parabenizamos todos os profissionais da Usabilidade e Experiência do Usuário por atuarem em uma área tão importante e que, felizmente, a cada dia ganha mais visibilidade.

Veja algumas imagens do evento:





Veja alguns dos meios de comunicação que divulgaram o Dia Mundial da Usabilidade 2014, realizado pela UXPA Curitiba, Institutos Lactec e Intefácil:
BandNews FMCentro Brasil DesignParanáShopDesignBrasil.orgPortal Institutos LactecParaná PortalDerville Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário